sábado, 28 de janeiro de 2012

Simpósios e Mini-cursos do Seminário - O Patrimônio e Suas Relações com a Memória, a Cidade e a Arte.



Segue a lista dos Simpósios Temáticos e Mini-cursos p/ o Seminário -  O Patrimônio e Suas Relações com a Memória, a Cidade e a Arte. 


Estamos esperando a liberação do Sistema Uece/Eventos p/ iniciarmos as inscrições e o recebimento dos resumos com as suas devidas normas.  


Simpósios Temáticos:

ST-1: Arqueologia, patrimônio e diversidade.


Coordenadores: Ms.Daniel Luna Machado - Faculdades INTA e Mestrando João Nilo de Souza Nobre - UFPE.


Por muito tempo o patrimônio foi utilizado como elemento importante para a construção da idéia de nação e também para sua perpetuação. Nas últimas décadas a idéia homogeneizante de nação perde força e ganha espaço o conceito de diversidade. Sejam étnicas, culturais, sociais, tais diversidades refletem na concepção atual de patrimônio, antes restrita às construções de pedra e cal, aos monumentos representantes do passado e da memória das elites. Comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, de pescadores, sertanejas, as minorias de forma geral, se sensibilizam para a importância e reconhecimento de seus patrimônios. Nessa perspectiva busca-se discutir as mudanças no conceito de patrimônio e a inserção do patrimônio arqueológico nesse conceito. Nesse contexto, enquanto ciência da cultura material, algumas arqueologias se inserem nessa discussão, ora enquanto resistência às diversidades, ora ajudando a construí-las. De um lado, as arqueologias que prezam exclusivamente pelo objeto e, de outro, as arqueologias como formas políticas de interferir tomando partido nos conflitos sociais.

ST - 2: Patrimônio Cultural Imaterial: Festas, Imagens, Música e Literatura.  


Coordenadores: Ana Luiza Rios Martins - Mestrado Acadêmico em História - UECE e Paulo Mateus Sousa Pinheiro - Mestrado Acadêmico em História – UECE.    


Patrimônio cultural imaterial é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. No simpósio em questão, temos o objetivo de fazer uma discussão em torno de trabalhos que se relacionam com a questão do patrimônio imaterial ligado aos saberes através de festas imagens, música e literatura. Percebemos que os historiadores constroem narrativas e elaboram versões de mundo com a finalidade de compreenderem o passado e o presente. Os pesquisadores que trabalham nesse campo consideram a cultura imaterial como fábrica criativa de ideias transpostas em imagens, encenações performáticas, sensibilidades, festas, músicas, escrita, oralidade, artefatos culturais museológicos ou do cotidiano. Dessa forma, essas manifestações conjugadas permitem enfrentar aproximações entre formas de conhecimento ou discursos sobre o mundo; trazem em si a possibilidade de abarcarem a complexidade do humano e de suas histórias; são testemunhas de seu tempo, ao registrarem a vida em um determinado momento da história. São esses debates que pretendemos proporcionar nesse simpósio. 

ST - 3: Patrimônio, Memória e Políticas Culturais.

Coordenadores: Adson Rodrigo Silva Pinheiro - Mestrado Acadêmico em História - UFC e Ana Paula Pereira Costa - Graduanda História - UECE.


A temática que envolve o Patrimônio, a Memória e as Políticas Públicas direcionadas a proteção dos bens culturais, vem ganhando destaque no meio acadêmico e no cenário sócio-político brasileiro. O conceito de patrimônio, entendido anteriormente apenas na preservação de prédios e monumentos que remetessem a uma identidade nacional única, veio a se modificar durante as décadas; o reconhecimento de uma pluralidade de agentes e de diversas categorias que valorizassem o saber fazer, as celebrações, as formas de expressões são as novidades que órgãos federais, estaduais e municipais tentam se debruçar no século XXI. Dessa forma, este simpósio pretende reunir trabalhos que abordem essas questões em suas diversas relações tanto com a História, bem como outras áreas afins, possibilitando uma multiplicidade de olhares, que explorem os processos de patrimonialização de práticas e bens culturais tão importantes para a manutenção de uma memória histórica. Além disso, pretendemos debater as políticas públicas desenvolvidas ou que deveriam ser para uma proteção eficaz do Patrimônio e da Memória.


Mini-cursos: 

MC - 1:   NOÇÕES DE PROTEÇÃO JURÍDICA AO PATRIMÔNIO CULTURAL. (Noite)

MinistrantesVitor Melo Studart - Advogado. Especialista em Direitos Culturais e Rodrigo  Vieira Costa - Advogado. Mestre em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza.

Os recentes acontecimentos envolvendo o tombamento da Drogaria & Farmácia Oswaldo Cruz e a destruição da Chácara Flora têm sensibilizado a sociedade, causando nesta o sentimento de impotência ao ver os seus bens culturais sob ameaça ou destruídos. O desconhecimento desta em relação a possibilidades jurídicas de proteger o seu patrimônio cultural tem amplificado esse sentimento, sendo importante que a mesma tenha o conhecimento destas possibilidades para que possa proteger os bens de modo mais eficaz. Os Direitos Culturais representam um conjunto de regalias que garantem à sociedade acesso, uso, gozo de seus bens culturais, além dos direitos de participação nas manifestações culturais, de criação cultural e da proteção dos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais, utilizando-se dos mecanismos jurídicos adequados para que seja realizada a preservação ou proteção destes.
Este minicurso tem por objetivo apresentar essas novas perspectivas, de modo a difundir noções básicas de direitos culturais aos estudantes, professores e outras pessoas interessadas.

MC - 2:  A Cidade e o patrimônio: O material, o imaterial e o cultural. As diversas perspectivas de patrimônio no cotidiano de Fortaleza. (Noite)

Ministrantes: REVERSON NASCIMENTO PAULA - Graduando História - UECE e MARIA ADAIZA LIMA GOMES - Graduanda História - UECE.

Analisar conceitos como memória, identidade, patrimônio material, imaterial e cultural;
Abordagem sobre a história das praças de Fortaleza;
Mostrar o cotidiano existente nas praças e das pessoas que por elas transitam.

MC - 3: MEMÓRIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO. (Tarde)

Ministrantes:Adson Rodrigo Silva Pinheiro - Mestrado Acadêmico UFC e Ana Paula Pereira Costa - Graduanda História - UECE.
Analisar as formulações do conceito de patrimônio cultural e a relação com o conceito de memória a partir do estudo de políticas culturais, usos sociais e das diversas maneiras com que cada sociedade se apropria de sua história.

MC - 4:  Museu, patrimônio e comunidades: os objetos sob perspectivas pedagógicas. (Tarde)

Ministrantes: Marcos Uchoa da Silva Passos - Mestrando em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Raimundo Aterlane Pereira Martins - Master em Cultura e Patrimônio – Universtà Cà Foscari, Veneza – Itália (2010 – 2011).
Os espaços museais são fontes de compreensão do universo natural e humano por agregarem os elementos da natureza e a produção material do homem, mostrando seus saberes e fazeres. São instrumentos de formação de identidades, através de diferentes interpretações sobre as coleções. Além de entendermos como as sociedades se manifestam, estes lugares de memória explicitam a tentativa de construção de imaginários, por meio de processos seletivos sobre o passado.
Depois de quase quarenta anos da Declaração de Santiago (1972) e de uma Museologia Social encontramos os museus, cada vez mais, dialógicos e integrados com as comunidades. Viabilizar os indivíduos como sujeitos das transformações das suas realidades inclui dotá-los do papel de condutor na seleção das suas memórias e representações culturais, para isso, saber “como”, “por que”, “por quem” e “para quem” as ações destinam-se é fundamental para distinguir criação interpretativa de manipulação ideológica. Somente reivindicamos e nos posicionamos sobre aquilo que conhecemos, assim, ações educativas e culturais podem tornar-se instrumento de democratização e acesso aos bens patrimoniais.
A proposta deste mini-curso está pautada na ampliação das discussões acerca das apropriações sobre nosso patrimônio, a utilização deste como instrumento transformador no fomento de sujeitos autônomos e críticos, bem como, na promoção da auto-estima e do reconhecimento de grupos até então marginalizados em caráter social e cultural.

MC - 5: A Memória Social da Colônia Antônio Diogo em Redenção – CE, como patrimônio histórico. (Tarde).

Ministrantes: Gisafran Nazareno Mota Jucá - Professor Titular do Curso de História da UECE e Zenaide Andrade Lôbo - Graduanda em História pela UECE.

Analisar as práticas cotidianas da antiga Colônia da Antônio Diogo, como objeto de analise histórica.
Compreender o significado da memória social como recurso inovador na metodologia da História.
Definir o novo conceito de patrimônio histórico.

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